quarta-feira, 22 de setembro de 2010

O perfume das flores não chega para todos!



Qual sua estação do ano preferida? Pensou? Mais uma estação se muda hoje. Primavera? Sim, primavera! Mas qual será o sentido desta estação tão linda que ostenta os olhos de quem a vê? Será a beleza presente na alma das flores? Será o perfume que jaz em torno de nós tentando marcar presença no meio de tanta pobreza de espírito das pessoas? É que, mudaram as estações, mas as pessoas continuam as mesmas.

Qual o significado da primavera?  Será que, além das cores deslumbrantes, dos perfumes, das chuvas amenas presentes em tardes ensolaradas, dos pássaros que encontram uma nova moradia, das flores que reinam em árvores solitárias, do arco-íris demonstrando tamanha grandeza, não existe um significado maior que isso? A primavera sim tem sua beleza estonteante perante nossa humilde visão de mundo. Porém, por trás de tanta beleza se esconde uma força maior, capaz de mudar o rumo das coisas. Mas, infelizmente não enxergamos essa força, pois somos pequenos demais para nos infiltrarmos em tamanha reflexão.

Que hoje, ao se deparar com essa grandeza que se chama primavera, você reflita. Tal grandeza não aconteceria se dentro dela não existisse uma força maior capaz de dominar os medos internos. Uma força tamanha que mostra que, através de escombros, frio, vento neve, seca, fogo, sombra e escuridão, existe uma razão maior. Essa força maior é que a impulsiona a querer mais para ver os resultados adiante, essa força se chama continuar. Sim, continuar apesar de todo e qualquer problema que a assombre diante de um perturbado caminho a percorrer. Não é a toa que a primavera consegue chegar. Antes disso, ela enfrenta desafios, medo, solidão, obstáculos. Suas folhas caem, secam, murcham, as pétalas desaparecem. Mas ela espera, é paciente, não se entrega. E não importa, porque dentro de alguns meses, ela renascerá tão firme, forte e radiante quanto antes. Ela sempre estará lá, ano após ano, com sua beleza sublime.

Tento mostrar perante estas simples e irônicas palavras que ao pensar na primavera, você se lembre de sua vida. Invernos chegarão todos os anos, levarão todos os seus sonhos, assim como os ventos  levam as folhas das árvores. Mas através de sua luz interior, você pode escolher continuar no inverno ou virar primavera.
 Posso lhe perguntar agora, qual sua estação do ano preferida? Aposto que quando fiz a mesma pergunta no começo, a grande maioria respondeu verão. Só não se esqueçam que para usufruir o verão, vem sempre antes a primavera.

Só será digno de aproveitar o  verão aquele que reconhecer que antes veio a primavera. Isso significa que não adianta você sonhar coisas impossíveis, instituir metas absurdas se não lutar primeiro para merecê-las. O verão em sua vida significa o êxtase e para conquistá-lo é necessário muita força de vontade. Portanto, espero que seus invernos se tornem lindas primaveras! Que você possa plantar bons frutos nesta linda estação e os colher em uma linda tarde de verão.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Vivo em eterna mutação

No meio de minha estrada,
Entre  acerto e  ilusão,
Sigo apenas concentrada,
Em busca de uma solução.

De maneira organizada,
Quebro regras, caio no chão,
Mas cansei de ser enganada,
No meio de tanta ingratidão.

A vida é tela a ser pintada,
Mesmo sem  ter  direção,
E pode até ser engraçada,
No meio dessa confusão.

Às vezes fico encantada,
Com tanta beleza e perdição,
Mas aquela folha rasgada,
Mostra profunda reflexão.

Vivo a vida concentrada,
Evito dizer a palavra não,
Entre a pessoa certa e a  errada,
Cedo ou tarde há  desilusão.

Penso estar lisonjeada,
Mas preciso de atenção,
Mas logo é carta marcada,
Nesse jogo de emoção.

A vidraça estilhaçada,
Fez um corte em minha mão,
E mesmo desesperançada,
Há uma luz na escuridão.

Posso achar que isso é nada,
Apenas uma decepção,
Não me fira com a espada,
Pois  sei que será em vão.

Fecho os olhos emocionada,
Continuo  na imensidão,
Mas  estou de alma lavada,
Porque tenho grande coração.

Se me encontrares atordoada,
É porque perdi a razão,
Pela vida sou apaixonada,
Vivo em eterna mutação.

sábado, 11 de setembro de 2010

Caminhos a percorrer pelo tempo das incompreensões da vida

Tão profundo como escrever, tão indiferente como sentir. As palavras simplesmente pingam com um clarão de idéias a serem esclarecidas e são inatingíveis. Como um sopro da alma, uma forma de reluzir e dizer o que se sente ou como se sente. Entre paredes, vou escrevendo o que se sente, e o sentir é mais importante do que o fazer, já que fazemos exatamente aquilo que sentimos primeiro. Primeiro vem o sentir, depois vem à ação de todas as coisas.



Tentar a compreensão de todas as coisas é como respirar pela primeira vez. Vem uma angústia imensa e um sentimento de aprisionamento como se faltasse algo, e esse algo é a compreensão maior. Sempre estamos presos em um abismo de incompreensões da vida e tentamos a todo tempo esclarecimentos à respeito de tudo que esta a nossa volta, inclusive através das pessoas que convivem conosco diariamente.

A falta de compreensão nos leva muitas vezes ao esquecimento e somos ignorados por nós mesmos. Continuamos, como se não compreender fosse normal, sem buscar o caminho ou as respostas.

O que te surpreende hoje é o que te surpreendeu ontem? As coisas estão diferentes, mas as ações continuam as mesmas perdidas entre desafetos e sensações indescritíveis? Sem entender nada você mergulha em seu cotidiano medíocre e finge estar tudo bem, embora saiba que não está e é preciso fazer alguma coisa. Continua cego olhando apenas para as coisas de maneira superficial esperando que o tempo traga todas as respostas deixadas por questionamentos do passado. Nesse meio, o tempo foi passando e você novamente se pergunta: o que falta?



Para a compreensão maior é necessário tempo. Tempo de olhar para dentro e rever o que se passa em seu mundo íntimo. Só que hoje a palavra tempo funciona como uma espécie de milagre, pois as pessoas têm cada vez menos tempo, e quando tem, desperdiça-o com coisas inúteis e sem sentido. Mas uma vez você se questiona e continua preso com seus vícios e sentimentos sem sentido.

E você vai continuar sem tempo se não olhar para dentro de si e tentar mudar de uma vez por todas tudo aquilo que não esta bom. Faça com que o seu tempo seja fruto de coisas boas já que ele não volta. Faça com que tudo se esclareça de maneira sutil e suave, como se ao olhar para dentro conseguisse achar as respostas que já estavam prontas para serem esclarecidas. Não diga que não tem tempo para olhar dentro de si e achar aquilo que precisa e  se esconde abaixo de seus próprios olhos.

Apenas tenha tempo. E se você disser que não tem, mais cedo ou mais tarde, a vida se encarregará de trazê-lo.






quinta-feira, 9 de setembro de 2010

A busca


Às vezes canso de mim.
Mas penso que mesmo assim,
Ainda posso chegar ao fim,
De um sonho em que anjos e querubins,
Possam me indicar enfim,
Um lugar onde o amor diga sim!



quarta-feira, 1 de setembro de 2010

"A manhã nasceu lá fora, o meu tempo é mesmo agora"


Sempre mudamos de: opinião, roupa, comportamento, xampu, pensamentos, sabonete, atitudes, escova de dentes, relacionamentos, gosto, emprego, sapato, humor, endereço, e principalmente de (.......) sentimentos. Mudar parece ser uma palavra tão simples e tão complexa ao mesmo tempo. Para alguns a mudança pode parecer fácil, para outros algo completamente temeroso. Mas no fundo sabemos que mudar não é fácil. Na verdade, depende do que se refere essa mudança. Mudar de xampu  é algo completamente normal,  fazemos isso por necessidade ou curiosidade. Mas, será que mudar de atitude ou de relacionamento é algo fácil? Será que mudar de sentimentos é tão fácil como mudar de roupa? Bem, felizmente para algumas pessoas sim. As mudanças sempre irão fazer parte de nossas vidas. Como diz a música “tudo muda o tempo todo no mundo”. Mudanças são inevitáveis.  Sim, elas são inevitáveis. E mudar significa coragem de enfrentar coisas novas e largar os vícios, pensamentos e atitudes que não levam a nada. O homem muitas vezes passa a vida toda acomodado porque tem medo de mudar e encarar o que pode vir depois da mudança. O homem tem medo de mudar e quando o faz, fica comparando o que tinha antes com o novo. Volto a dizer, para mudar tem que ter coragem,  coragem de não olhar pra trás e ficar comparando o passado com o presente, e sim, construir um novo futuro. Mudar de emprego, mudar de endereço, parece ser difícil? E se essa atitude for exatamente aquilo que você precisa fazer para encarar um novo desafio, para mudar sua vida pra melhor e resolver problemas que você não tem vontade enfrentar? Você muda de opinião sempre que consolida novas idéias, sempre que aprende algo novo e então, por que não mudar suas atitudes também ao invés de ter medo? Medo é um sentimento para aqueles que são covardes, para aqueles que não querem  se aventurar nessa escola que se chama VIDA. E será que precisamos esperar até o dia 01 de janeiro para fazer resoluções e mudar de atitude?  Que tal começar dia 01 de setembro ? Ao menos quando você chegar no dia 01 de janeiro, terá uma quantidade menor de resoluções, pois a vida não espera, ela acontece agora. Sim, ela acontece agora, ela tem pressa. Mas,  e em relação a mudar de sentimentos? Será que nem isso podemos controlar? Apesar de parecer difícil de responder, posso dizer que sim, nós o controlamos também. Não somos capazes de mudar a atitude das pessoas a nossa volta, mas somos capazes de mudar nossas atitudes e de nos afastar de pessoas que nos faz mal e de coisas que não nos faz bem. Mudar de humor é constante, em um momento estamos felizes e de repente nos irritamos com algo ou alguém. Pronto, faísca suficiente pra estragar seu dia. Será? E se essa mudança depender de nós?  Hoje, dia primeiro de setembro, pensei mais sobre isso e não vou esperar uma semana, um dia ou um mês exato pra mudar algumas coisas erradas em minha vida. Estou feliz, mesmo sem motivo aparente, apesar de estar enfrentando problemas. Mas mudar, mesmo que seja apenas de humor depende de mim. Sei que continuarei a mudar de humor, pois isso é inevitável, problemas surgem, pessoas nos irritam, não controlamos tudo! Mas podemos tentar mudar muita coisa.  Mudar é reescrever,  reconstruir e recomeçar. E nunca vou esquecer uma frase que uma professora escreveu quando eu era pequena “Cada dia é um novo início”.  Portanto, o que posso concluir de tudo isso é que sempre teremos uma segunda chance para mudar. Mude sem medo de olhar pra trás. E se a tal “mudança”não der certo, RECOMECE.